8 dicas para aumentar o alcance das suas publicações em 2021

Foguete levantando voo.

Entenda como conseguir uma melhor performance no Facebook, Instagram e outras redes sociais

Bombar nas redes sociais, ter muitos seguidores, comentários e feedback é o desejo de grande parte dos usuários das redes sociais. E nem deveria ser diferente, afinal, essas plataformas romperam a barreira das relações pessoais e se tornaram uma das maiores opções para alavancar vendas de produtos e serviços.

Independentemente do seu objetivo neste sentido, elaboramos orientações que servem para ambos os casos. Acompanhe as nossas dicas e saiba como aumentar o alcance das suas publicações em 2021!

1) Conheça seu público

Conhecer o seu público é essencial para o desempenho das suas redes sociais, pois assim é possível entender o que ele realmente busca ao te seguir e como definir estratégias de comunicação eficazes e certeiras para atender essas necessidades.

Quanto mais se tem noção da sua persona, que é essa pessoa que o seu conteúdo visa impactar, melhores são as chances de resultados positivos com as suas publicações. Algumas informações são muito importantes nesse processo, como determinar a localização do seu cliente ideal, sua idade, gêneros, profissão, interesses, e outras características.

2) Use uma conta comercial

A conta comercial oferece funcionalidades que um perfil pessoal não dispõe, como métricas de comportamento do público e de patrocinados. Essa modalidade de conta apresenta as fotos com mais curtidas, características dos seguidores, como gênero, localização e idade; e até mesmo os melhores dias e horários semanais para postagem.

3) Poste nos melhores dias e horários

A funcionalidade de métricas é muito útil. No entanto, é preciso ter em mente que essa ferramenta não deve determinar sua estratégia de trabalho. Embora seja possível avaliar os melhores dias e horários de postagem na sua conta, basear-se apenas na ferramenta pode te limitar.

Faça testes! Essa é a melhor alternativa para determinar o desempenho de cada tipo de conteúdo (vídeo, infográfico, foto, etc.) na sua audiência. Ao analisar esses aspectos individualmente por post, a possibilidade de bons resultados é muito maiores.

4) Produza legendas estratégicas

A relevância do conteúdo é imprescindível, mas para atingir o seu público, é fundamental que ele venha acompanhado de uma legenda atrativa. Criatividade e estratégia não podem faltar nesse momento e, para facilitar essa criação, selecionamos 3 dicas que podem te ajudar:

  • Opte por uma linguagem de fácil entendimento e que dialogue com quem está lendo o seu texto.
  • Estruture seu texto em parágrafos curtos, com espaços entre eles (é dar um enter mesmo). Esse modelo torna a leitura mais fluida.
  • Use Call to action (chamada para ação). Geralmente, essa estratégia vem no fim do texto para buscar mais engajamento e interação. É quando você pede ao usuário para comentar, salvar ou marcar amigos no post, tenta direcioná-lo ao seu blog ou produto, etc.

5) Tente curtidas nos primeiros 30 minutos

Você sabia que o engajamento nos primeiros minutos de uma publicação são cruciais para o desempenho do conteúdo?

Por isso é importante postar em um bom horário de audiência da sua página (como citamos no 3° tópico), pois quanto mais curtidas e comentários seu conteúdo atingir nos 30 primeiros minutos da postagem, mais o Instagram entende que aquele conteúdo é relevante para ser distribuído para uma maior quantidade de pessoas.

Uma boa estratégia nesse momento é tentar interagir com o público após concluir ou minutos antes de publicar: curtir e responder comentários, postar enquetes nos stories, entre outras ações.

6) Utilize hashtags da maneira certa

As hashtags são uma ótima maneira de se conectar com o seu público e também atrair novos seguidores. Para esse resultado, não basta utilizá-las de forma aleatória. Veja como ter hashtags assertivas:

Pesquise hashtags de maior alcance

No próprio Instagram é possível visualizar quantas pessoas utilizaram essa hashtag.

Evite hashtags genéricas

Se você busca vender um produto (ou tem outro propósito) e deseja alcançar pessoas de Goiânia, por exemplo, busque palavras que identifiquem esse grupo e local.

Use 5 hashtags por publicação

Em alguns casos, o excesso pode reduzir o alcance do post e deixar o conteúdo visualmente desagradável.

Coloque as hashtags na legenda da publicação

em vez de deixá-las no comentário.

Evite repetir as hashtags em todos os posts

Ao modificá-las conforme o tema do conteúdo, você têm mais chances de atrair novos seguidores.