Médicos e clínicas podem conquistar pacientes através das redes sociais

94,4% dos brasileiros buscam informações de saúde na internet, aponta pesquisa

Sim, Médicos e clínicas podem conquistar pacientes através das redes sociais. A publicidade é muito eficiente e, cada vez mais utilizada, para quem busca atrair pessoas para o seu negócio. Aliás, essa regra não foge ao segmento médico, seja ele referente ao próprio profissional ou às clínicas, consultórios e hospitais. Inclusive já fizemos um artigo sobre este tema. Caso tenha interesse, clique aqui.

Mr. Bean vestido de médico acenando para câmera.
Mr. Bean vestido de médico acenando para câmera.

Contudo, levar conteúdo de qualidade e com uma linguagem de fácil entendimento por meio do Instagram, Facebook e outras redes sociais requer conhecimento e experiência. Além essas exigências, também é necessário seguir o código de ética de cada área. Assim, no segmento médico, as regras são estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e ter ciência de cada uma delas é fundamental para o sucesso do trabalho de marketing digital. Entenda melhor sobre algumas definições nesse sentido.


Como saber se a informação é verdadeira?

A produção de conteúdo para as redes sociais requer atenção e responsabilidade, mas na área da saúde, esse cuidado deve ser redobrado. Portanto a divulgação de uma informação sem a checagem adequada em fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde e as entidades oficiais ligadas ao setor, pode gerar uma repercussão negativa e até mesmo prejudicar a vida de quem confia no dado equivocado.

Meme: Garoto reflexivo esperando o tempo passar.
Meme: Garoto reflexivo esperando o tempo passar.

Principalmente em tempos de fake news, tendo como exemplo as inúmeras inverdades disseminadas em relação às vacinas, é imprescindível ser uma referência como rede social de credibilidade.


 Foto com paciente

A utilização de fotos de pacientes não é permitida, independentemente de autorização cedida por ele ou seu responsável. Essa regra se aplica a situações de procedimentos, consultas, cirurgias, etc.

Meme da garotinha estranhando o carro.
Meme da garotinha estranhando o carro.

✅ Compartilhamento da rotina

Publicar detalhes da rotina do profissional ou estabelecimento médico humaniza a mensagem transmitida nas mídias digitais. Afinal, o paciente consegue ter mais proximidade e interagir com aquele local ou especialista.

Médico divertindo paciente acamado em hospital.
Médico divertindo paciente acamado em hospital.

 Sensacionalismo e autopromoção

Médicos não podem realizar postagens sensacionalistas e de autopromoção, de acordo com o Manual de publicidade médica do CFM. Algumas dessas práticas são: pleitear exclusividade de métodos diagnósticos e terapêuticos, concorrência desleal, entre outras.

Médico olhando para câmera enquanto paciente recebe o atendimento.
Médico olhando para câmera enquanto paciente recebe o atendimento.

✅ Desenvolvimento de sites

O site é uma ótima ferramenta no meio médico por diferentes motivos. Conheça 3 deles:

  • Possibilita o agendamento de consultas e procedimentos através da plataforma, facilitando a rotina de trabalho;
  • Funciona como uma vitrine de apresentação da empresa ou do profissional, pois fica disponível 24 horas para o mundo inteiro;
  • Permite estar entre os primeiros resultados nas buscas do Google através da aplicação de técnicas de SEO, ampliando o alcance do médico e suas chances de ser encontrado por potenciais pacientes.

O próprio médico pode tomar conta das suas redes sociais e site?

Sim. No entanto, um trabalho bem elaborado requer muito mais do que o conhecimento científico na área da saúde. São necessárias estratégias individuais conforme a plataforma e o perfil para atingir engajamento, expansão do diálogo e outros resultados.

Garota desliza sobre a tela do smartphone.
Garota desliza sobre a tela do smartphone.

Portanto, podemos dizer que sim, médicos e clínicas podem conquistar pacientes através das redes sociais. Mas é necessário definir de ações eficazes e positivas é fundamental para o  sucesso da comunicação no digital.