Instagram: fotos, vídeos e negócios surpreendentes

Atualmente, vê-se que muitos empreendedores desconhecem o verdadeiro poder das redes sociais como ferramentas de promoção para suas respectivas empresas ou, simplesmente, não sabem como fazer bom uso delas. Isso se deve, principalmente, ao fato de que estamos lidando com um meio extremamente diversificado e mutável. Ou seja, tudo muda muito e muito rápido! Nem sempre conseguimos acompanhar e nos manter atualizados, especialmente quando já temos problemas suficientes para simplesmente manter o negócio funcionando.

O gerenciamento de mídias sociais não é uma tarefa tão fácil quanto parece e requer uma série de conhecimentos técnicos e teóricos para que se alcance o retorno esperado. Por isso mesmo, a LAB6 compartilha com vocês os benefícios de se ter uma rede social bem administrada, mais precisamente, o Instagram.

Por que o Instagram?

Primeiro, vale lembrar que o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. Acompanhe a velocidade no quadro abaixo. Nele, é possível ver a quantidade de usuários ativos na rede, compartilhamentos e publicações feitas, etc.

Atualmente, a rede conta com mais de 500 milhões de usuários, sendo 35 milhões, apenas no Brasil. A presença digital, neste sentido, gera cerca de 4,2 bilhões de curtidas por dia.

No Brasil, o Instagram é a quinta rede social mais utilizada pelos internautas, lembrando que estamos entre os cinco países que mais a utiliza.

Sabe-se que imagens e vídeos costumam gerar mais curtidas e compartilhamentos que textos, em geral. E, de acordo com pesquisa, incluir foto ou vídeo em uma postagem pode aumentar o número de visualizações em até 45%. Isso acontece, porque nosso cérebro chega a processar imagens 60.000 vezes mais rápido que textos, sendo que, 90% da informação que chega ao nosso cérebro, é visual.

Para quem não se lembra, em 2012, o Instagram foi comprado pelo Facebook. A rede social é, atualmente, a que conta com recursos publicitários de internet mais sofisticados e eficazes e, com isso, pode somar ao Instagram uma forma de gerenciamento de anúncios através do “Instagram for Business”, assunto ao qual traremos na próxima publicação.

Destacadas algumas vantagens do Instagram como mídia publicitária, que tal acompanharmos alguns casos reais para entendermos melhor como aproveitá-lo ao máximo?

Case Camping With Dogs

Camping With Dogs é uma comunidade online que oferece serviços de camping para cachorros. Sua marca foi desenvolvida pela agência Parachute Media.  A empresa queria aumentar sua consciência de marca (brand awareness) aparecendo em publicações online influentes, e tinha como objetivo, também, impulsionar seu merchandising alcançando donos de cachorros pelo Instagram.

Essas eram as metas da empresa. Para isso, desenvolveram uma série de anúncios para o Facebook e o Instagram; organizados em uma campanha de três fases durante cinco meses.

Foto Instagram: campingwithdogs
Foto Instagram: campingwithdogs

Para a primeira meta (drive awareness), a empresa impulsionou um post de blog intitulado “25 Razões que Fazem dos Cachorros os Melhores Companheiros de Camping” e o endereçaram a editores de publicações populares. Esse artigo teve tanta repercussão que acabou aparecendo no Yahoo Travel e levou a muitas outras publicações importantes posteriormente.

A segunda fase da campanha, fez com que a empresa se engajasse com seus fãs no Instagram e no Facebook, produzindo conteúdos leves, divertidos e atraentes que reforçavam sua mensagem principal: um lugar para donos de cachorros que gostem doe práticas ao ar livre.

Um mês depois, a empresa começou a promover seu merchandising. Daí, então, sua equipe de marketing dirigiu uma série de anúncios no Instagram e no Facebook apresentando uma coleção de acessórios e roupas temáticas de camping exclusivamente para cachorros. Os anúncios vinham sabiamente acompanhados por um botão de “Compre Agora”, conectado ao eCommerce da empresa.

E os resultados foram incríveis! As vendas online atribuídas ao Instagram aumentaram 95%, os anúncios investidos no Facebook e no Instagram, apresentaram um um retorno médio 10 vezesmaior e a empresa chegou a faturar 8.000 dólares em dois dias com vendas de anúncios feitas pelo Instagram e pelo Facebook .

Confira esta e outras histórias de sucesso com anúncios no Instagram neste link

Como essas empresas obtiveram sucesso? Em primeiro lugar, elas tinham metas bem específicas, com números a serem atingidos, prazos a serem cumpridos e possibilidades reais de serem alcançadas. Além de tudo, e o mais importante, confiaram no trabalho de uma equipe técnica qualificada e dotada de especialistas capacitados a lidar com as adversidades do meio virtual.