5 motivos para sua empresa estar presente nas mídias sociais

Quanto tempo você gasta no seu dia a dia imerso nas redes sociais? Já parou para pensar?

Estamos cada vez mais conectados ao mundo digital. Prova disso, é o estudo realizado recentemente pela comScore que coloca o Brasil no topo do ranking mundial quando o assunto são as redes sociais. O que significa, definitivamente, que se você tem um negócio e deseja se comunicar com seu público, você não só deve, como precisa se posicionar nas redes sociais para caminhar lado a lado com ele.

Mas se sua marca ainda está relutando para mergulhar de cabeça no mundo virtual, listamos 5 motivos que vão te convencer, de uma vez por todas, que apostar no digital é o caminho para permanecer e se destacar no mercado.

Novas oportunidades

O mundo é digital e seu cliente também. Os dados da pesquisa não deixam dúvidas.

Fazer das redes sociais a extensão de seu negócio garante que novas oportunidades cheguem a você a todo momento, pois é lá que tudo acontece. Desde notícias passageiras, até grandes deixas que podem fazer com que o seu negócio se destaque dos demais na maneira em que se posiciona. Estar atento e saber aproveitar essas oportunidades é o que fará toda a diferença.

Seu concorrente também é digital

Enquanto você tenta se convencer de que ter o menor preço é o que te garante clientes fiéis, seu concorrente abre novas praças, prospecta novos parceiros e conquista novos clientes simplesmente por estar nas redes sociais e saber utilizá-las a seu favor.

Sim. As redes sociais são poderosas ferramentas quando o assunto é encontrar pessoas que compartilham dos mesmos gostos e costumes. Em um desses nichos, seus novos clientes estão só esperando para serem envolvidos pela sua propaganda.

Conquistar novos clientes

Por falar em cliente, não, eles não querem apenas comprar o seu produto, pagar por ele e depois ir embora. Eles procuram algo a mais quando o contato é feito a primeira vez em ambiente digital. Buscam encontrar na marca traços que os identifique e os aproxime. A compra vem sempre como consequência deste relacionamento que está sendo construído.

Inúmeros são os cases de sucesso de grandes marcas como Bradesco e Itaú que souberam aproveitar a oportunidade para conquistar novos clientes.

Uma pessoa reclamou em sua conta no Facebook que estava cansada da forma com que o banco Bradesco tratava seus clientes. Reclamou do tempo de atendimento, da dificuldade em resolver seus problemas com a empresa e aquilo se tornou uma deixa para o banco Itaú que, não perdeu tempo, e deu a resposta dizendo que estava aberto a apresentar novas soluções e outro tipo de relacionamento com o cliente.

Mandou bem ou não?

Voltamos ao 1º tópico. Saber aproveitar as oportunidades lhe garantirá novos contatos e, consequentemente, novas vendas.

Maior lucro com menor investimento

“Propaganda é a alma do negócio”. O ditado não mente. Portanto, se você tem um negócio e quer se destacar entre seus concorrentes, investir em publicidade é mais que necessário.

Contudo, as mídias tradicionais como TV, rádio e outdoor, requerem um investimento grande e, em momentos de instabilidade financeira, focar nas redes sociais como forma de propagar o seu negócio é o caminho. Outro ponto positivo de investir em publicidade digital é que, além de ser mais barata, é possível atingir apenas pessoas que se interessam e se encaixam no seu público-alvo, sem fazer publicidade desnecessária a pessoas aleatórias.

É possível segmentar pela localidade, sexo, interesses, faixa etária e muito mais. Tudo isso através das ferramentas de segmentação oferecidas pelas redes.

Com menor investimento e atingindo as pessoas certas, o resultado é uma maior convergência em cifrões.

Relacionamento com o cliente

Não existe propaganda melhor e maior para o seu negócio do que alguém que tenha provado e gostado do seu produto, serviço ou conteúdo.

Por isso, manter um bom relacionamento com o seu cliente faz com que ele se torne cada vez mais apaixonado pela marca e te defenda quando possíveis crises se instalarem na empresa.

Se mostrar interessado pelo seu cliente, ouvir o que ele tem a dizer, respondê-lo com respeito e atenção, e entregar um serviço de qualidade, fará com que ele não só volte a consumir sua marca, como fazer propaganda dela para seu círculo de amizades.

Lab6 – Comunicação / Marketing / Solução