Médicos e clínicas podem conquistar pacientes através das redes sociais
- Lab6 - Comunicação / Marketing / Solução
94,4% dos brasileiros buscam informações de saúde na internet, aponta pesquisa
Sim, Médicos e clínicas podem conquistar pacientes através das redes sociais. A publicidade é muito eficiente e, cada vez mais utilizada, para quem busca atrair pessoas para o seu negócio. Aliás, essa regra não foge ao segmento médico, seja ele referente ao próprio profissional ou às clínicas, consultórios e hospitais. Inclusive já fizemos um artigo sobre este tema. Caso tenha interesse, clique aqui.
Contudo, levar conteúdo de qualidade e com uma linguagem de fácil entendimento por meio do Instagram, Facebook e outras redes sociais requer conhecimento e experiência. Além essas exigências, também é necessário seguir o código de ética de cada área. Assim, no segmento médico, as regras são estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e ter ciência de cada uma delas é fundamental para o sucesso do trabalho de marketing digital. Entenda melhor sobre algumas definições nesse sentido.
✅ Como saber se a informação é verdadeira?
A produção de conteúdo para as redes sociais requer atenção e responsabilidade, mas na área da saúde, esse cuidado deve ser redobrado. Portanto a divulgação de uma informação sem a checagem adequada em fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde e as entidades oficiais ligadas ao setor, pode gerar uma repercussão negativa e até mesmo prejudicar a vida de quem confia no dado equivocado.
Principalmente em tempos de fake news, tendo como exemplo as inúmeras inverdades disseminadas em relação às vacinas, é imprescindível ser uma referência como rede social de credibilidade.
❌ Foto com paciente
A utilização de fotos de pacientes não é permitida, independentemente de autorização cedida por ele ou seu responsável. Essa regra se aplica a situações de procedimentos, consultas, cirurgias, etc.
✅ Compartilhamento da rotina
Publicar detalhes da rotina do profissional ou estabelecimento médico humaniza a mensagem transmitida nas mídias digitais. Afinal, o paciente consegue ter mais proximidade e interagir com aquele local ou especialista.
❌ Sensacionalismo e autopromoção
Médicos não podem realizar postagens sensacionalistas e de autopromoção, de acordo com o Manual de publicidade médica do CFM. Algumas dessas práticas são: pleitear exclusividade de métodos diagnósticos e terapêuticos, concorrência desleal, entre outras.
✅ Desenvolvimento de sites
O site é uma ótima ferramenta no meio médico por diferentes motivos. Conheça 3 deles:
- Possibilita o agendamento de consultas e procedimentos através da plataforma, facilitando a rotina de trabalho;
- Funciona como uma vitrine de apresentação da empresa ou do profissional, pois fica disponível 24 horas para o mundo inteiro;
- Permite estar entre os primeiros resultados nas buscas do Google através da aplicação de técnicas de SEO, ampliando o alcance do médico e suas chances de ser encontrado por potenciais pacientes.
O próprio médico pode tomar conta das suas redes sociais e site?
Sim. No entanto, um trabalho bem elaborado requer muito mais do que o conhecimento científico na área da saúde. São necessárias estratégias individuais conforme a plataforma e o perfil para atingir engajamento, expansão do diálogo e outros resultados.
Portanto, podemos dizer que sim, médicos e clínicas podem conquistar pacientes através das redes sociais. Mas é necessário definir de ações eficazes e positivas é fundamental para o sucesso da comunicação no digital.